Rede TCI 
 
Saiba mais sobre as atividades dos profissionais formados pelo grupo Contensão Induzida®.

 

Já estivemos em 12 estados do Brasil e capacitamos mais de 700 pessoas.
 
Assim formamos uma rede TCI de terapeutas capacitados e você pode ver o depoimento de alguns aqui. 
©contensaoinduzida_REDETCI.jpg
Rodolfo Telles
Fisioterapeuta
Clínica Neuroreabilitar
"O curso de Terapia por Contensão Induzida (TCI) nos mostra a grande importância da prática baseada em evidências na neuroreabilitação. Como terapeutas, possuímos o dever em buscar conceitos científicos publicados em periódicos internacionais para aplicar na nossa prática clínica. Considero a Terapia por Contensão Induzida uma abordagem que segue critérios seguros e eficientes para o uso diário na nossa profissão. O aprendizado que obtive durante a formação me proporcionou ampliar os conceitos sobre neuroplasticidade e direcionar melhor minha tomada de decisões com meus pacientes."
Bruna Baggio
Fisioterapeuta
Clínica Neuroreabilitar
"O curso de Terapia por Contensão Induzida (TCI) me proporcionou conhecer e aplicar uma terapia para reabilitação do membro superior baseada cientificamente. O curso foi ministrado de uma forma que possibilitou aplicabilidade na prática clinica, com apresentação científica e estudos de casos. Atualmente utilizo a TCI para pacientes que preenchem os critérios de inclusão da terapia e venho observando resultados muito satisfatórios. Considero de extrema importância os profissionais realizarem a formação, para que possamos cada vez mais aplicar a TCI de forma coerente e ética, respeitando todos os estudos científicos que temos atualmente."

 

Robson Lopes
Fisioterapeuta
"Sou fisioterapeuta e sempre trabalhei na área de Neuroreabilitação. Quando procurava sobre a TCI ficava confuso e meio receoso com os achados, assim que tive a possibilidade de realizar a formação com o Grupo Contensão Induzida em Ribeirão Preto-SP, todas as dúvidas e divergências que encontrava foram sanadas. Ótima didática e experiência das professoras, e ficou claro ao término do curso a importância desta técnica na neuroreabilitação. Já tive o prazer de atender pacientes com a TCI o qual os resultados foram gratificantes para meus pacientes e para mim também. Atualmente pude orientar 2 TCC com o tema e cada vez mais me admiro com a técnica... Parabéns a todas da equipe e estou no aguardo do encontro dos formados em TCI... Abraços... e sucesso."

 

Kamila Regolin
Terapeuta Ocupacional
"A primeira vez que ouvi o nome Terapia por Contensão Induzida, em 2009, tinha uma ideia um tanto quanto errada do que se tratava o tratamento. Já havia estudado um artigo que mencionava a técnica, ou parte dela, em 2005, mas só pude ter esclarecimentos em relação ao verdadeiro método da técnica após Sarah, Isabella e Natália irem para os EUA e trazerem a técnica de forma mais completa para o Brasil. Acompanhei a implantação do projeto para iniciar os atendimentos sistematizados da TCI no Setor de Terapia Ocupacional Adulto na instituição na qual trabalhávamos, tudo muito de perto pois trabalhava diretamente com Sarah e Isabella. Após aproximadamente 1 ano, elas aplicaram a técnica em mais de 40 pacientes e, como eu fazia a análise dos indicadores de evolução dos pacientes do Setor, já sabia o alto índice de melhora deles. Quando Sarah saiu da instituição, me perguntou se eu gostaria de assumir seu lugar nos atendimentos da TCI. Eu aceitei prontamente pois gostaria de aprender melhor uma terapia diferente. Ela e Isabella me treinaram, mas eu sabia que necessitaria fazer o curso de capacitação que elas ofereciam para ter maior embasamento teórico e assim o fiz no início de 2011. Aprender a aplicar a TCI mudou mesmo a forma como eu atendo meus pacientes em geral, sejam neurológicos ou ortopédicos. Os fatores que considero mais marcantes em meus atendimentos são: a instituição da prática de sempre dar um feedback positivo do movimento que o paciente acabou de fazer, juntamente com as sugestões de melhoria do padrão de qualidade do movimento e sempre avaliar e reavaliar o paciente com parâmetros de progressão para o tratamento, que tenham sido estabelecidos na própria sessão e/ou como objetivos gerais do tratamento. Eu sempre digo que mesmo que o terapeuta não tenha a possibilidade de aplicar todo o método da técnica propriamente dito, a filosofia da técnica é muito interessante e assertiva. Com certeza posso afirmar que minha forma de atender mudou completamente após ter conhecimento sobre a TCI."