Quem somos
isa_moldlat_pb.jpg
Isabella de Souza Menezes

 

Fisioterapeuta, mestre em Ciências da Saúde pela UNIFES-SP, especialista em Fisioterapia Neurológica Adulto pela UNESA-RJ, graduada pela UFRJ-RJ, ex-pesquisadora colaboradora no laboratório de Neuroestimulação da USP-SP, no projeto do Neurologic Institutes of Health (NIH). Realizou o programa de aprimoramento em neurologia pela AACD-Central de SP. Formação pelo Conceito Bobath Adulto Básico e Avançados; formação em Terapia Manual. Treinamento em Constraint-Induced Movement Therapy pela University of Alabama at Birgmingham (UAB-EUA) e instrutora em Terapia por Contensão Induzida desde 2008 no Brasil.

nat_modura_lat_pb.jpg
Natalia Duarte Pereira Furtado

 

Fisioterapeuta, docente do Departamento de Fisioterapia da UFScar, coordenadora do Grupo de funcionalidade e inovação tecnológica em neuroreabilitação (GFIT-neuro), doutora em Fisioterapia pela UFScar, mestre em Ciências do Movimento Humando na área de Comportamento Motor pela UDESC-CS, especialista em neurologia adulto e infantil, ambulatorial e hospitalar pela UNIFESP-SP. Realizou o programa de aprimoramento em neurologia pela AACD-Central de SP. Formação pelo Conceito Bobath adulto e infantil. Treinamento em Constraint-Induced Movement Therapy pela University of Alabama at Birgmingham (UAB-EUA) e instrutora em Terapia por Contensão Induzida desde 2008 no Brasil. 

sarah_moldlat_pb.jpg
Sarah Monteiro dos Anjos

 

Terapeuta Ocupacional, doutora pela University of Alabama at Birminghan,  mestre em Neurociências pela USP-SP, especialista em Tecnologia Assistiva pela Faculdade de Ciências Médicas-MG, graduada pela Faculdade de Ciências Médicas-MG. Realizou o programa de aprimoramento em neurologia pela AACD-Central de SP. Formação em Reabilitação Cognitiva, Reabilitação neurológica de adultos e no Método Bobath Básico e Avançado, curso de intervenções para pesquisa na Case Western University – EUA, curso sobre Estimulação Transcraniana na Cleveland Clinic- EUA. Treinamento em Constraint-Induced Movement Therapy pela University of Alabama at Birgmingham (UAB-EUA) e instrutora em Terapia por Contensão Induzida desde 2008. 

Nossa história:
uma baiana, uma mineira e uma paulista

 

Três amigas que se conheceram em São Paulo na instituição em que trabalhavam. Da amizade e interesse em comum, nasceu a parceria que já dura 11 anos! E esse foi o início de tudo.....Em 2003, a fisioterapeuta Isabella de Souza Menezes iniciou o seu mestrado na UNIFESP-SP com o tema "Terapia Por Contensão Induzida em Pacientes Agudos". Durante esse período, iniciou o relacionamento junto à University of Alabama at Birmingham (UAB-EUA), berço da Constraint-induced Movement Therapy, onde futuramente iria realizar a capacitação como instrutora da técnica, juntamente com as suas futuras parceiras de trabalho: a fisioterapeuta Natalia Duarte Pereira Furtado e a Terapeuta Ocupacional Sarah Monteiro dos Anjos.

 

Isabella, Natalia e Sarah foram as primeiras brasileiras a realizarem o treinamento nos Estados Unidos, com os idealizadores da técnica, e a trazerem o protocolo original criado por Edward Taub para o Brasil em 2008.

 

Essa união deu como fruto, a criação do grupo Contensão Induzida - Terapia de Reabilitação® que nasceu em 2008 e virou a nossa marca registrada para atividade fim de treinamentos e cursos de capacitação para outros profissionais da área. Além disso, o grupo atua na área clínica e na pesquisa. 

 

Desde então, o grupo já realizou validação de diversas escalas usadas na Terapia por Contensão Induzida®, publicou artigos em revistas de alto impacto, escreveu capítulos de livros em reabilitação e estabeleceu parcerias com importantes universidades como a UFScar, UDESC, UFMG e treinou profissionais de instituições como AACD, rede Lucy Montoro, Rede SARAH, APAE, Hospital Sírio-Libanês; e realizou trabalhos de consultoria para implantação do protocolo em clínicas particulares.

Em 2016, a nossa TO Sarah, mudou-se para os estados Unidos para realização do seu doutorado pleno com o grupo de terapia Por contensão Induzida da UAB, sob orientação do Dr. David Morris. Atualmente, concluiu o pós-doc com o tema e faz parte do grupo de pesquisa e treinamento em TCI no Alabama, além de participar dos nossos cursos por videoconferência, trazendo as atualizações sobre a técnica.

 

Mais recentemente, Natalia se tornou docente do Departamento de Fisioterapia da UFScar e nos trouxe o privilégio dos nossos cursos se tornarem uma Atividade de Extensão da Universidade.

 

 

WhatsApp Image 2017-05-08 at 09.31.12.jpeg