30 horas
Organização: CERN-RJ
Inscrição: informe.cern@fst.br
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Curso de Membros Superiores | Pediátrico
- Fundamentos da neurociência, apresentação da técnica e protocolo para crianças
- Tópicos em Aprendizagem Motora aplicada à TCI e terapia orientada à tarefa aplicada à TCI
- Evidência científica dos resultados em crianças, Indicações e Critérios
- Intervenções comportamentais para reversão do não uso do membro superior • Aplicação das escalas de avaliação: Pediatric Motor Activity Log (PMAL), Teenager Motor Activity Log (TMAL), Pediatric Arm Function Test (PAFT), Wolf Motor Function Test (WMFT), Inventário de programas motores (INMAP), avaliações de desempenho (BBT, NHPT)
- Videoconferência com a TO Sarah dos Anjos
- Intervenção motora: Shaping para crianças e adolescentes
- Confecção do gesso
- Atendimento e prática com criança e adolescente
- Resumo geral do protocolo
Curso de Membros Inferiores | Adolescente
- Apresentação das bases teóricas
- Princípios da teoria de aprendizagem motora
- Teorias de Controle motor que embasaram a criação da técnica
- História da criação do protocolo, evidências da literatura sobre os resultados da técnica e publicações produzidas no Brasil e no mundo sobre TCI para membros inferiores
- Descrição dos critérios, avaliações e protocolo para membros inferiores
- Shaping
- Avaliações clínica e biomecânica da marcha patológica
- Versão brasileira da Lower Extremity Motor Activity Log (LEMAL)
- Versão brasileira da Lower Extremity Motor Function Test (LEMFT)
- Métodos comportamentais para maior adesão
- Prática entre os participantes
- Prática com o paciente